Sempre que houver grupos de pessoas vulneráveis em um edifício, as portas corta-fogo são de suma importância, fornecendo um meio de fuga e um meio de retardar a propagação da fumaça e do fogo de uma área do edifício para outra. Existem regulamentos de segurança contra incêndio para edifícios escolares novos e existentes, os quais tratam exaustivamente do papel das portas corta-fogo no ambiente escolar.
As escolas são obrigadas a realizar avaliações de risco para garantir que os alunos, alunos e funcionários estejam cientes da importância da segurança contra incêndio, incluindo a garantia de que as portas corta-fogo da escola não estejam entalhadas para evitar que cumpram suas funções primárias de impedir a passagem de fumaça e fogo e fornecendo uma rota de fuga.
Áreas de alto risco, como instalações de alimentação, deve ser separadas do resto da escola por portas corta-fogo resistentes de trinta minutos, enquanto as portas escolares padrão são adequadas para corredores longos, desde que sejam capazes de restringir a passagem de fumaça.
As recomendações do governo também incluem treinamento para alunos e funcionários sobre a importância de manter as portas corta-fogo desobstruídas e o uso de dispositivos automáticos de retenção que permitem que as portas corta-fogo da escola se fechem assim que um alarme de incêndio seja ativado.
Os trabalhos de construção em todas as escolas novas devem estar em conformidade com o Boletim 100: projeto para segurança contra incêndio em escolas, que possui uma seção de informações dedicada às portas contra incêndio nas escolas. Os regulamentos recomendam que as portas corta-fogo tenham painéis de visão para auxiliar o movimento pela escola e para avaliar com precisão se a porta contém fumaça e fogo.
Existem requisitos de projeto detalhados e padrões para portas corta-fogo em projetos de novas escolas, que padronizam as especificações, instalação e manutenção. Esses regulamentos se baseiam naqueles para edifícios escolares existentes, especificando a ISO 9002 como um padrão mínimo.
Embora as portas da escola possam fornecer proteção adequada em alguns cenários, a importância de portas corta-fogo devidamente instaladas e classificadas não pode ser exagerada.
Todas as portas corta-fogo devem ser verificadas quanto a vãos, enquanto as vedações devem estar intactas e as dobradiças em boas condições de funcionamento.
Se uma porta corta-fogo não fechar independentemente, ela precisa de atenção rápida, pois não é mais eficaz. Manter as portas corta-fogo bem cuidadas pode, um dia, ser um salva-vidas.
As portas corta-fogo, ou portas de emergência, são um dos principais equipamentos de extinção de incêndio. Você pode tê-los visto…
A segurança é essencial para prevenir acidentes, especialmente em caso de incêndio. A porta corta-fogo comumente encontrada em apartamentos e…
Uma Barra Antipânico (também conhecida como barra de segurança ou dispositivo de saída) é um mecanismo de abertura de porta…
Certificar-se de que todos os aspectos dos sistemas passivos de proteção contra incêndio de um edifício estão funcionando corretamente e…
Algumas respostas às nossas perguntas mais frequentes sobre porta corta-fogo. Muitas vezes somos questionados por renovadores de residências, sem saber…
A porta corta-fogo são uma medida passiva de proteção contra incêndio com a qual todos estamos familiarizados. Projetados para ajudar…