Categories: Portas Corta Fogo

Porta corta fogo manutenção preventiva

A porta corta-fogo são uma medida passiva de proteção contra incêndio com a qual todos estamos familiarizados. Projetados para ajudar a conter a propagação de fogo e fumaça dentro de um edifício e dar aos ocupantes um meio de fuga, eles são um recurso de segurança extremamente importante em qualquer propriedade comercial.

Não apenas as portas corta-fogo em si precisam estar de acordo com os regulamentos, mas a inspeção e manutenção de rotina das portas corta-fogo devem estar no topo da lista de prioridades de qualquer gerente de construção.

O não cumprimento das regulamentações de segurança contra incêndio de acordo com o Regulamento de Reforma Regulatória (Segurança contra Incêndios) de 2005 pode levar você a problemas legais e colocar os inquilinos em risco.

Qual a diferença entre uma porta corta-fogo e uma porta normal?

As portas corta-fogo devem estar em conformidade com os mais altos padrões de segurança contra incêndio e receber uma classificação ‘FD’ quanto ao período de tempo durante o qual são capazes de resistir ao fogo.

Isso normalmente varia de FD30 (30 minutos) a FD120 (120 minutos), embora algumas portas corta-fogo de aço possam fornecer proteção por até 4 horas.

Não é apenas a própria porta que deve cumprir as normas de segurança necessárias. Todo o conjunto da porta corta-fogo incluindo o contorno da porta, dobradiças, vedações, maçanetas e quaisquer painéis de vidro – também deve estar regulado.

Quaisquer problemas com a porta ou suas fixações podem significar que não será tão eficaz como deveria em caso de incêndio. As portas corta-fogo devem ser inspecionadas pelo menos a cada seis meses para garantir que estão adequadas para o propósito.

 

O que verificar ao inspecionar uma porta corta-fogo

A porta: procure uma marca de certificação (CE), geralmente localizada na parte superior ou lateral da porta. Isso lhe dirá que a porta recebeu a certificação de porta corta-fogo de terceiros. Ainda existem edifícios com portas corta-fogo antigas que podem não estar mais de acordo com o padrão, então você precisa ser minucioso em suas inspeções.

Dobradiças:  portas corta – fogo são pesadas, por isso verifique se as dobradiças que seguram a porta no lugar estão em bom estado. Quaisquer danos ou fixações soltas precisam ser resolvidos rapidamente.

A moldura da porta: verifique se há danos ou rachaduras ao redor da moldura e se a porta fica bem dentro da moldura. Se você pode ver a luz do dia nas bordas, isso precisa ser corrigido. As lacunas permitirão que a fumaça e o fogo se espalhem, portanto, precisam ser reduzidos ao mínimo – menos de 4 mm ao longo das bordas e até 8 mm na base da porta corta-fogo.

Alças: as alças sofrem muito desgaste e podem ser cruciais para permitir que os inquilinos escapem de uma emergência, portanto, você precisa garantir que eles ainda estejam firmemente fixados à porta e em boas condições de funcionamento.

Mecanismo de fechamento: as portas corta fogo são projetadas para fecharem sozinhas, portanto, certifique-se de que fecham de maneira uniforme e completa. Qualquer problema com isso deixará lacunas pelas quais o fogo e a fumaça poderiam passar.

Vedações intumescentes: são as vedações que passam ao redor da borda da porta ou moldura e são projetadas para expandir quando expostas ao calor. Seu objetivo é fechar quaisquer lacunas e, assim, ajudar a impedir a propagação de calor e chamas, portanto, qualquer dano que você notar durante a inspeção da porta corta-fogo precisa ser corrigido.

Se você é responsável pela segurança contra incêndio em seu prédio, precisa garantir que as inspeções das portas corta-fogo sejam realizadas regularmente e de maneira adequada. Se você não tem experiência para fazer isso sozinho, é hora de chamar os especialistas em portas corta-fogo.

 

Recent Posts

Porta Corta Fogo para Escolas: conheça a importância

Sempre que houver grupos de pessoas vulneráveis ​​em um edifício, as portas corta-fogo são de suma importância, fornecendo um meio…

% dias atrás

Porque ter uma Porta Corta fogo?

As portas corta-fogo, ou portas de emergência, são um dos principais equipamentos de extinção de incêndio. Você pode tê-los visto…

% dias atrás

O que é Porta corta fogo P90, P120 e p240?

A segurança é essencial para prevenir acidentes, especialmente em caso de incêndio. A porta corta-fogo comumente encontrada em apartamentos e…

% dias atrás

A importância da Barra Antipânico

Uma Barra Antipânico (também conhecida como barra de segurança ou dispositivo de saída) é um mecanismo de abertura de porta…

% dias atrás

Porta corta fogo para hospitais: entenda a importância

Certificar-se de que todos os aspectos dos sistemas passivos de proteção contra incêndio de um edifício estão funcionando corretamente e…

% dias atrás

Porta corta fogo: o que você precisa saber

Algumas respostas às nossas perguntas mais frequentes sobre porta corta-fogo. Muitas vezes somos questionados por renovadores de residências, sem saber…

% dias atrás