A segurança é essencial para prevenir acidentes, especialmente em caso de incêndio. A porta corta-fogo comumente encontrada em apartamentos e prédios é um importante item de proteção, pois pode evitar o incêndio e o calor em caso de incêndio no prédio. A porta corta-fogo foi concebida para evitar que a chama se espalhe para outros pisos e para facilitar a fuga das pessoas.
Portas corta-fogo em edifícios e apartamentos são essenciais por se tratar de um item obrigatório. Em primeiro lugar, todos os apartamentos devem ter um AVCB (Relatório de Vistoria do Corpo de Bombeiros). É um item seguro, como um extintor de incêndio. Para isso, precisam obter a certificação, o selo ABNT 11742.
Desde a década de 1970, as portas corta-fogo são utilizadas em edifícios, mas apenas em 1983 foi obrigatória a instalação de edifícios com mais de quatro pisos. As edificações só podem obter a certificação operacional da Fiscalização do Corpo de Bombeiros (AVCB) se utilizarem portas em sua estrutura.
O modelo e a quantidade dependem do tamanho do apartamento ou prédio. Além da própria porta corta-fogo, a moldura da porta e a porta também são feitas do mesmo material refratário.
A resistência mínima ao fogo da porta é de 60 minutos. Além de fechar a passagem para o hall de entrada da escada de emergência, também é recomendável utilizá-la em edifícios industriais e comerciais. Abertura do compartimento de parede, resistente ao fogo por 60 minutos (CF-90)
A resistência mínima ao fogo da porta é de 90 minutos. É utilizado para distinguir locais de medição, proteção e conversão de energia elétrica. O compartimento fica na parede e é resistente ao fogo por 60 minutos (CF-180). É a porta mais utilizada em edifícios e é amplamente utilizada para escadas isoladas.
A resistência mínima ao fogo da porta é de 120 minutos. Abertura do compartimento de parede, resistente ao fogo por 60 minutos (CF-240).
A porta corta-fogo comumente encontrada em apartamentos e prédios é um importante item de proteção, pois pode evitar o incêndio e o calor em caso de incêndio no prédio. A porta corta-fogo foi concebida para evitar que a chama se espalhe para outros pisos e para facilitar a fuga das pessoas.
A fechadura instalada na porta corta-fogo deve cumprir a NBR 13768. A fechadura deve corresponder à classificação de resistência ao fogo da porta corta-fogo. Onde permitido por esta norma, a alça da fechadura deve estar localizada a uma distância de 1050 mm ± 10 mm do piso acabado.
Uma porta corta-fogo é um dispositivo de proteção e extinção de incêndio que atua como um retardador para prevenir e / ou retardar a propagação de chamas, calor, fumaça e gases de um ambiente para outro. Também fornece uma rota de fuga segura para os ocupantes.
As portas corta-fogo devem ser instaladas em locais onde você entra em áreas de refúgio, corredores e saídas de emergência para separar locais perigosos. Eles podem ser produzidos a partir de uma combinação de diferentes materiais, como madeira, aço, fibra cerâmica e vidro.
Sempre que houver grupos de pessoas vulneráveis em um edifício, as portas corta-fogo são de suma importância, fornecendo um meio…
As portas corta-fogo, ou portas de emergência, são um dos principais equipamentos de extinção de incêndio. Você pode tê-los visto…
Uma Barra Antipânico (também conhecida como barra de segurança ou dispositivo de saída) é um mecanismo de abertura de porta…
Certificar-se de que todos os aspectos dos sistemas passivos de proteção contra incêndio de um edifício estão funcionando corretamente e…
Algumas respostas às nossas perguntas mais frequentes sobre porta corta-fogo. Muitas vezes somos questionados por renovadores de residências, sem saber…
A porta corta-fogo são uma medida passiva de proteção contra incêndio com a qual todos estamos familiarizados. Projetados para ajudar…